domingo, 16 de janeiro de 2011

OBESIDADE INFANTIL

Estima-se que dois terços de todos os Brasileiros estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade. Isto significa que quando saímos à rua, cada 10 pessoas que vimos 6 sofrem de sobrepeso ou estão obesos. O mais impressionante é que este numero está aumentando e muito brevemente este numero passará de 6 em 10 para 7 em 10 pessoas sofrendo deste problema.
Actualmente na nossa sociedade é mais frequente encontrar casos de obesidade na idade adulta do que na infância. No entanto a obesidade infantil está a aumentar e a atingir níveis alarmantes, estima-se que o numero de crianças obesas no Brasil tenha aumentado 5 vezes nos últimos vinte anos, atingindo actualmente 10% das crianças no Brasil. As consequências da obesidade são uma tragédia para as crianças que enfrentam este problema.

Já sabemos que as crianças obesas é um problema sério e actual e é necessário tomar alguma acção contra o sobrepeso. As crianças com problemas de sobrepeso não são só afectadas na sua saúde física, o sobrepeso afecta também a saúde mental e emocional das crianças.

As crianças com sobrepeso são em regra geral muito envergonhadas com o seu corpo. As crianças são a que menos conseguem combater este problema, não só porque têm vergonha do seu corpo mas também porque têm vergonha de fazer exercício à frente das outras crianças.  A única forma de ajudar o seu filho é ajudá-lo a fazer exercício e a ter uma alimentação equilibrada.

Você pode não se preocupar ou pensar muito sobre o sobrepeso nas crianças, mesmo que seja pai ou mãe de uma criança obesa. Mas isso devia ser algo que estivesse na sua primeira linha de pensamento, por causa do efeito que tem sobre todo o país e a sociedade em geral.
Se você se preocupa com a sua criança e quer que ela cresça de forma saudável, é importante prevenir antes que se torne em mais um caso de obesidade infantil. Caso já seja um problema actual, deve ajudar a sua criança de forma saudável a alcançar e a manter o peso ideal, mas sempre com segurança.
Por vezes, alguns pais na esperança de resultados rápidos esquecem-se da parte saudável e segura do emagrecimento.
Hoje em dia, existem todo o tipo de dietas e comprimidos milagrosos que estão na moda. Perante este cenário dos nossos dias torna-se ainda mais importante que seja cauteloso em relação à segurança do seu filho, especialmente, quando está perante um problema tão sério como é a obesidade infantil.
Só porque o problema é “grande” ou grave, não significa que deva desistir e sofrer as causas da deste mal bem como todos os outros aspectos negativos deste fenómeno social.
Como pai, mãe ou adulto responsável pela criança e preocupado com a sua saúde deve informar-se e educar-se sobre o assunto.
Deve elaborar e colocar um plano em acção contra a obesidade infantil para poder ajudar a sua criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário